Paraná realiza primeiro transplante de coração artificial em paciente pelo SUS
No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) facilitou o primeiro encaminhamento de uma paciente paranaense para receber um coração artificial através do SUS (Sistema Único de Saúde). A paciente, Andressa Fátima Reinaldi Banach, de 38 anos e residente em São José dos Pinhais, passou por uma cirurgia para a implantação do dispositivo de assistência ventricular HeartMate 3 no dia 12 de maio, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela permaneceu lá até o dia 20 e, na sequência, foi transferida via UTI aérea para o Paraná, onde foi internada no Hospital do Rocio, em Campo Largo, onde ficou…
